quarta-feira, 7 de março de 2012

... e eis-me aqui, linda de viver, mas sem saber muito como. Digo: não sei como viver, já ser linda se tornou parte da minha profissão.
É curioso, sabe... Isso de ser bonita se tornou, pra mim, uma verdadeira questão existencial. Por um lado, um pecado capital que me pega é a vaidade. Sempre gostei de ser bonita, sempre gostei muito. Por outro lado (e não que isso deixe de fazer parte de minha vaidade) sempre fui e gostei de ser inteligente. O problema é que aparência é uma coisa que você controla, mas não como as pessoas percebem essa aparência. E as pessoas, mais das vezes, trabalham suas psicologias com pares de oposição. Aquela velha e boa lógica maniqueísta: Como bonita, se inteligente? Como inteligente, se bonita? Não, ou uma coisa ou outra.
Então, se você for bonita e se cuidar bem, se você realmente se preocupar em manter a beleza que tem, sua inteligência fica desqualificada e ninguém mais se preocupa com ela. Isso daqui a pouco vai passar a atrapalhar, e muito, a sua vida. Em geral, se for mais largadinha, vai ser mais respeitada por seus atributos não-visuais.
Eu estive conversando sobre isso com meu mestre espiritual, um bailarino amigo meu... Dizia: gosto muito de ser bonita e de me ver bonita. O que me incomoda ultimamente é que as outras pessoas também me vêem assim... E só assim. Acho chato, desagradável, em especial porque as pessoas costumam costurar beleza e sexo quase que imediatamente.
Não, eu não vou deixar de ser bonita pra parar de passar por isso. Não, eu não vou deixar de ser inteligente porque sou bonita... Sim, eu vou envelhecer e vou continuar bonita... e inteligente. Eu espero que o mundo seja maduro o bastante pra entender isso... E que eu seja resistente o bastante pra resistir a ele. Por enquanto, minha alma ainda está fechada pra balanço - e meu corpo, aberto ao Rivotril.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lia
Adorei o seu texto e acho extremamente válido seu descontentamento com os olhos dos outros. Achei muito inteligente e creio que você forçou por demais o tico e o teco para escreve-lo....
Saudades
MMM