segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Luta contra a AIDS

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS!!! E lembrar o quanto essa doença ainda atormenta milhares de vítimas em todo o mundo, e nós, não vítimas, que convivemos com os riscos das infecções.

Eu não sei falar muito do tema e tudo que disser pode ser meio piegas. Nunca tive um amigo mais próximo que tivesse sofrido, não vivi os anos mais enfáticos de contaminações, não convivi de perto com pessoas, tampouco conheci o preconceito que estes devem sofrer.

Mas esses dias, com um amigo, saímos com um amigo dele e fizemos uns programas durante a tarde. Foi ótimo, eu não via esse cara há mais de um ano. E notei um certo abatimento, um olhar pesaroso e uma visão meio pessimista da vida. Nesse tempo ele perdeu o emprego, mudou de ramo, tenta se recuperar. E pra mim era apenas isso, quando meu amigo me informou, no dia seguinte, que ele é mais um que está batalhando contra a doença que descobriu durante esse tempo! Eu jamais saberia!

Por outro lado, anteontem, durante um capítulo do Queer as Folk o moço mais dengoso do mundo, Michael, conheceu um professor que era o tipo universal. Galante, lindo, simpático... depois de algum enredo, um beijo, a atração, o tesão... e quando o Michael vai dar o segundo passo o bonitão confessa: "Sou HIV Positivo". Fim do capítulo. Tela preta. Eu vermelho. Chocado, chocado, chocado! Por que, meu Deus? Por que?

Eu ainda não sei o que o Michael fará! Mas o que EU faria? Como se age numa situação dessas? Como se portar? Já assisti palestras e palestras sobre o tema durante o colégio. Mas esse tipo de situação não cabe no manual. Não tem regra de etiqueta. Não tá escrito nos livros!

Fato é que a AIDS ainda está muito presente, apesar de ter perdido a propaganda. E não nos resta nada além dos cuidados usuais para evitar o contágio. Por isso este é um post para esse dia de reflexão, de luta, de dor. Por todas as vítimas desse mal terrível e cruel. Pelo fim do preconceito! Pela cura! Pela misericórdia! Fica um vídeo da Madonna, seu grito de alerta, sua homenagem a seus amigos Martin Burgoyne, Christopher Flynn e Keith Haring, todos vítimas da AIDS!

4 comentários:

Serginho Tavares disse...

de fato a aids é um grande mal mas o principal mal é saber que ainda hoje as pessoas não se previnem
e isso sim é muito triste

Marion disse...

Demian, infelizmente parece que as pessoas não prezam por sua saúde e acabam se arriscando, esquecendo da camisinha. Sei que muitos não usam por preconceito ou mesmo por excesso de confiança no outro. E assim a doença vai se espalhando. É triste.

Cada um tem que cuidar de si, pensar na sua saúde. E na hora do tesão lembrar da camisinha e usá-la. E sermos firmes, pois muita gente deixa de usar por pressão do outro, e assim arrisca-se.

Enfim, rezo para que encontrem a cura da Aids e que as pessoas não se arrisquem tanto.

Beijos

FOXX disse...

a mãe de um ex-amigo tem aids...
é uma barra pra ele!

Marcos Freitas disse...

Realmente, não dá para saber como reagiriamos numa situação dessa. O povo argumenta que existem meios de prevenção, entretanto não existe uma segurança 100%, a camisinha para estourar. Já estourou com quase todos os conhecidos meus, e tenho certeza que muitos já contrairam o HIV dessa forma. A pessoa tem q decidir se quer ou não correr o risco.