quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Abaixo à crítica!!!

Abaixo aos famigerados, sequelados e incansáveis críticos. Abaixo às maledicências - reprodução desvirtuada de almas enfermas. Abaixo ao desamor e à falta de compaixão. Como pode o mundo orgulhar-se de levar abaixo qualquer iniciativa, de esgotar-se ferozmente em alimentar uma competição ilusória e sem destino certo. Afinal, qual seu ganho? Qual o valor da vitória, quando o preço disso é o desconforto, o impedimento e o desânimo alheio?

Por vezes, cheguei a acreditar que o "encontrar defeitos" fosse em si uma qualidade. Um olhar evoluído e distanciado sobre a realidade do mundo. Um treino cotidiano com objetivo de despertar uma sensibilidade aguçada para farejar equívocos. Valor tão reconhecido aos músicos, contadores, teatrólogos, consultores e analistas. Afinal quanto maior o profissionalismo, maiores as possibilidades e soluções para cada caso.

Não é assim na vida real. Aqui, na real existência, nos encontros e desencontros do dia-a-dia, a crítica se embaraça com valores morais e espirituais, distorcendo o respeito e a compaixão pelo outro em um misto de inveja e maldade gratuitos e equivocados. Nesse ponto, as palavras criam verdadeiro poder e o que antes era virtude torna-se um balde de água fria para disseminar as tentativas alheias. Ou você realmente acha prazeroso o nariz enrugado de um reclamão disposto a falar mal de seus intentos?

Quantos elogios você deu para cada crítica que cometeu? Quanta energia positiva dispendeu a alguém que inocentemente desejou compartilhar contigo uma boa idéia. Se esta deu ou dará cabo de seu objetivo, já não nos compete julgar. Isso é aprendizado alheio. Tentativa e erro. Tentativa e erro. Tentativa e acerto. Assim é a matemática da inovação.

A nós cabe apenas torcer, desejar e dispender energias positivas em retribuição ao que recebemos. A nós cabe apenas ver o que há de Verdade no outro, o que há de belo, o que há de louvável. O mundo está cheio de boas intenções. Vc está preparado para vê-las? Ou prefere antes acreditar que qualquer atitude alheia já é por princípio má ou ruim?

Se vc tem uma forma melhor de fazer, certamente chegará sua vez de ensinar. Mas não caia no egoísmo de acreditar que a sua versão é sempre a melhor para todos os fatos. Na dúvida, ou na impossibilidade de incentivar alguém, cale-se. Afinal se não pode mandar boas energias, conter as energias negativas que vc poderia evitar já é um grande progresso.

Afinal é tanta assim sua certeza de fazer melhor?

3 comentários:

FOXX disse...

verdade, vamos fazer uma campanha por mais elogios: "já elogiou alguém hoje?"

Demian disse...

Acho tão legais, incríveis, interessantes e superfantásticas as pessoas que comentam meus posts.

rá!

Demian disse...

Apoiado Ricardo!!! Um absurdo essa lei ainda não ter sido aprovada!!! Uma animalidade É uma animalidade de qualquer maneira!!!