quinta-feira, 12 de março de 2009

Carinho

"E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar."
Clarice Lispector

***

Eu a conheci assim, em meados de Outubro. Era minha primeira vez em Porto Alegre. A cidade do céu mais bonito que já vi. Por acaso ela era amiga d'amiga e tivemos identificação imediata. Sabe-se lá de onde a gente reconhece essa gente que se parece com a gente e, imediatamente, de alguma forma, já nasce o respeito mútuo. Não é preciso força nem insistência. É mágico. Então pelos olhos ela me diz, e pelo sorriso eu lhe respondo. E de resto, até o silêncio é capaz de criar diálogo.

Isso tudo, lembro bem, é pra ela. Mas também serve pra outros e outras, como essa aqui, por exemplo, que era a anfitriã. De ambas, o que posso contar, e que sempre é muito pouco para quem não as vê pessoalmente. É que têm uma capacidade admirável e apaixonante de tornar a vida assim mais leve. Quando soltam suas palavrinha aqui e ali, parece que o mundo ganha cores e até um grilo é protagonista. Isso porque, apesar da luta, que todos nós conhecemos bem muito, elas sabem viver de um jeito tão bom que chega a dar certa inveja. Chego até a desconfiar que Deus as tem por protegidas, e que dá de pronto aquilo que pode, mas só pra não levantar desconfiança nos outros. Posto que o jeito é tão doce e cativante que é impossível resistir-lhes. Fato!

Fato é, também, que foi culpa da mãe do Theodoro muitos dos bordões e clichês que carrego aqui nessa casa. Palavras e palavras que nasceram com ela, como que por osmose. E eu nem fico envergonhado, é certo, porque a vida é assim mesmo... e a gente soma o que vem por aí. Tem uns anos aí que a Dita entrou na minha vida. Nem conto porque não importa. Até porque mesmo o pouquinho que trocamos parece muito e desnecessário. A outra, das ervilhas, mais rara ainda, dá pra contar nos dedos as palavras, mas ainda assim é tão íntima e direta que sempre me fala lá no fundo, mesmo quando não fala pra mim.

Eu amo essas meninas como quem ama a Deus. Porque elas não precisam da presença para serem queridas. E só rezo para que sejam felizes. Coisa fácil, pois não depende de muito.

5 comentários:

FOXX disse...

é...
fofo!

Dita Von Claire disse...

filho de uma puta.
estava usando meu rímel novo hoje, (ainda nem paguei o danado) e agora estou toda borrada.
credo, viu.
te amo.

Madame disse...

pq é que a gente ta, mesmo sem combinar, puxando tanto o saco Karmem O??? só pq ela é gostosa?
de boa... ai queria voce tivesse escrito isso no nosso blog... sabecomé. mas voce nos abandona mesmo... eu hein. nem te gosto tanto assim.
huhuhu.

Demian disse...

Te amo tb, meu amor... bem muito! E sempre morro de saudades!!!

E vc, tua ruiva, nem te gosto tb... que tenho provas concretas do teu abandono. Fato!!!

Dona ervilha disse...

Pelo amor de Deus que coisa mais linda. Eu to de aniversário e ninguém me disse? Desde ontem numa choradeira do cão com tudo isso. Parece que tô pagando uma por fora, já!
Obrigada não é a palavra. Não a única. Mas pode(m) ter a certeza que a recíproca é verdade. E é disso que eu gosto. Gostar (de graça) é tão lindo. Tão gostoso. Tão bom.
Corram pro Sul. Já!
Beijo