quarta-feira, 2 de julho de 2008

Onde Andará Dulce Veiga?

Acabei de ler "Onde Andará Dulce Veiga?" do Caio Fernando de Abreu. O cara sempre foi meio assim, paixão a primeira LIDA. rs... ele segue um estilo meio cult, meio neurótico, meio doido de escrever... e que vai bem de encontro às minhas preferenças literárias. Dele já tinha lido "O Ovo Apunhalado" - uma bela seleção de contos e poemas - e "Triângulo das Águas", que tem três contos geniais, loucos e nostálgicos.

O "Onde Andará Dulce Veiga?" foi, pelo jeito, o livro mais doloroso (segundo ele mesmo). Conta a história de um jornalista, o próprio Caio que, ao fazer uma matéria com uma nova banda "As Vaginas Dentadas", descobre que a revoltada vocalista é filha de uma grande cantora da década de 50, Dulce Veiga, que desapareceu misteriosamente no show de sua estréia. Por uma série de razões, enigmáticas ou não, o mesmo se vê obrigado a investigar o paradeiro de Dulce Veiga, e assim vai desfiando uma trama complexa e misteriosa, repleta de personagens dos mais diversos tipos, sempre realistas e atormentados.

A busca por Dulce Veiga vai muito além de um trabalho investigativo, é a busca pela própria redenção do protagonista - e do autor, consequentemente - perante seu passado e seu presente. Como um caminho rumo a iluminação, ao ânima, a si mesmo...

É preciso enfrentar o passado para libertar-se dele! Conduzir a gota de mercúrio até o centro do labirinto, inteira, completa.

Uma série de referências oníricas e sincretismos está presente, como as diversas manifestações do candomblé, o dedo de Dulce Veiga apontando para o alto em suas diversas "aparições", os enigmáticos sinais que conduzem o protagonista ao desfecho final!

Tô feliz e triste de ter acabado, uma saudadezinha lacônica de quem encerra um processo. E a ansiedade de assistir o filme que, coincidentemente, está sendo lançado. Para falar a verdade, esse é o roteiro mais cinematográfico de Caio, e foi feito em parceria com Guilherme de Almeida Prado justamente para tornar-se um filme. E que surpresa saber que Dulce Veiga será ninguém menos que Maitê Proença - a diva pop. Azia e corrosão são meus sobrenomes!!! Palavra!!!

8 comentários:

Marion disse...

O filme está bem comentado ultimamente. Depois de ler seu post fiquei com vontade de ver o filme.

Beijão

Bridget Jones disse...

Vou te chamar para escrever resenha de livros/filmes na minha revista! Topa um freela?

Demian disse...

Brid, dinheiro na mão, calcinha no chão...

Esse é meu lema...

Marcos Freitas disse...

Pelo seu maravilhoso comentário, o livro deve ser tudo de bom, espero que o filme seja a altura, pois já vi casos de otimos livros e pessimos filmes e vice-versa.

Serginho Tavares disse...

E eu já estou louco para ler o livro e ver o filme.
Adoro TDUD. E só o fato de ter sido comparado a ele já fiquei feliz.
ahá!

beijos.

FOXX disse...

fiquei com vontade de ler, canceriano!

Anônimo disse...

com certeza depois do seu comentario tentarei da lida.

Demian disse...

Passageiro O medo sempre existe, e o próprio Guilherme já disse ter alterado o final da história... Mas enfim...

Serginho Eu tb adoro!!! Essa gente não vai pro céu!!!

Foxx e Avesso Pois leiam, e depois me digam o que acharam! Sejam benvindos!!!